Usina de etanol de milho começa a operar em Nova Mutum (MT)

A unidade da Inpasa Brasil localizada em Nova Mutum (a 242 km ao norte de Cuiabá/MT) começou a operar hoje (26), com capacidade para produzir 890 m³ por dia de etanol hidratado. São 275 empregos diretos gerados e pelo menos três vezes mais de forma indireta.

A planta industrial em Nova Mutum recebeu o investimento de R$ 550 milhões e movimentou cerca de 2 mil empregos durante as obras. É a segunda unidade da empresa em Mato Grosso: a outra indústria está localizada em Sinop, com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano.

“Agradecemos a todos nossos colaboradores pela dedicação ao projeto e aos profissionais dos vários órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal que se empenharam para que esse grande empreendimento começasse a operar. Quando uma indústria se instala, todos se beneficiam”, observou o diretor executivo da Inpasa, Rafael Ranzolin.

“Essa é uma conquista que mostra o espírito empreendedor da empresa. Mesmo em meio à pandemia, mantivemos as atividades, fortalecendo a economia do País e da comunidade”. A Licença de Operação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que autoriza a produção do etanol de milho, foi liberada ontem (25) e publicada hoje (26) no Diário Oficial.

Além do etanol hidratado a partir de milho, a usina produzirá óleo de milho e DDG — farelo proteico produzido a partir da destilação dos grãos.

Com a entrada em operação da unidade da Inpasa em Nova Mutum, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento. A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) projeta que no ciclo 2020/2021 sejam produzidos 2,5 bilhões de litros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *